sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tudo sobre o Serviço de Buffet

O serviço de buffet parece bastante simples: a comida é preparada e servida, certo? Essa é a idéia, mas há mais do que isso... muito mais!

Comida é definitivamente a estrela do mundo do buffet, mas não é mais só a comida, agora ela é parte dessa grande missão. As empresas de buffet satisfazem(ao menos devem) todos os sentidos:

  • visão
  • audição
  • tato
  • olfato
  • paladar
Com o clima certo, você pode apelar para todos os sentidos e fazer um evento especial e memorável. É claro, uma comida linda pode apelar para o seu senso do paladar, olfato e visão, talvez até o tato, mas não deve brilhar mais do que o resto do evento. Os buffets geralmente querem que cada peça do quebra-cabeça, desde a decoração até os cristais, tenham o mesmo tipo de impacto.

Dos utensílios de mesa até as flores, iluminação artificial e seleção de músicas, tudo deve complementar a comida para criar uma experiência completa e única. Você quer que tudo esteja em harmonia. Por exemplo:
  • o local certo para ocasião, o ambiente e os convidados combinam? Não importa o quanto os jardins são lindos, você provavelmente não ia querer seus convidados vestindo roupas formais e jantando em um local externo num calor de 40º;
  • o cardápio é adequado para a ocasião e o bom gosto dos convidados? Para uma celebração de aposentadoria, onde o aposentado estaria pronto para embarcar numa viagem à Espanha com sua esposa, colocar mesas com "tapas" seria uma ótima idéia;
  • a decoração do local combina com o evento? Toalhas brancas, porcelana e cálices de cristal parecem não ser a mesa mais apropriada para um bom churrasco na beira da piscina. Estampas festivas como toalhas de mesa xadrez azul e branco, guardanapos combinando com pratos simples de vidro e jarras de boca larga podem ser a melhor opção.
Depois de fazer contato com uma empresa de buffet, o primeiro trabalho deles será entender o que você quer e decidir como podem criar isso para você. Este processo normalmente começa com uma reunião entre a empresa e o cliente, assim como o primeiro encontro. Se ele acontecer por telefone ou uma reunião agendada, o representante do serviço ao cliente quer ter o máximo de informações que puder para preparar uma proposta. Como cliente, você deverá estar pronto para responder questões como:
  • Qual é a data e o horário previsto para o evento?
  • É uma festa social ou profissional?
  • Você já tem um orçamento em mente?
  • Quantas pessoas serão convidadas?
  • Já escolheu o local e o ambiente?
Tenha uma idéia do que você quer, pois assim você vai direto ao ponto e só aperfeiçoa e organiza.
Responda as perguntas e organize seus pensamentos, procure quem entende do assunto e mãos a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário